quinta-feira, 21 de abril de 2011

POR QUE OCORREU A GRANDE CAÇA. parte 2


“Observou-se uma constante nos incontáveis casos de feitiçaria desde a Idade Média até o fim do século XVll. Toda vez que determinado país sofre infelicidades econômicas ou sociais, surgem então ondas de feitiçaria, Segue-se repressão atroz, a agravando a miséria ambiente. Poderíamos contar centenas de exemplos desse processo, demonstrando profundamente a correlação entre políticos e os fenômenos de feitiçaria”
                                                                                            (PALOU,1988,p.19)
Observe o sofrimento dos pobres neste quadro de LOUIS LA NAIM (1593-1648). A arte se caracteriza por ser direta, sem alegrias ou simbolismo

Outras causas são apresentadas, tais como: a ascensão dos Estados Modernos; o desenvolvimento do capitalismo; o uso generalizado de narcóticos; as mudanças no pensamento médico; a tentativa de erradicar o paganismo; o ódio às mulheres; a necessidade das classes dominantes de distraírem as massas; o fanatismo religioso; etc.  Como você pode notar,multiplicam-se as tentativas de explicar o fenômeno da caça às bruxas.  Dentre elas, devemos destacar a emergência de novas idéias sobre bruxas; as dificuldades econômicas; as tensões sociais; as mudanças religiosas e os resquícios de paganismo. Porém, essas causas gerais não explicam totalmente o que ocorreu, pois a caça as bruxas variou no tempo e no espaço. Na verdade, existiram várias caças às bruxas, com eventos e circunstâncias específicas para cada caso. O que se lamenta é que milhares de pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas. Em sua maioria, eram mulheres pobres, velhas, solitárias e muitas vezes doentes mentais. Foram vítimas de intolerância religiosa, mas muito mais dos nascentes Estados Modernos, pois a maioria dos tribunais eram leigos e não religiosos. Tidas como subversivas, bodes expiatórios nos momentos de crise, hoje sabemos que essas pobres coitadas não participavam de Sabás, não conspiravam contra o Estado nem pactuavam e muito menos copulavam com o diabo. Quando às pessoas que perseguiram as bruxas, alguns usaram desse expediente por maldade, fanatismo e até por interesses particulares. A maioria, porém, combateu, com severidade, aquilo que para eles representava o mal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário