Adotando técnicas de comédia em palco – Histriônica - , improvisava um figurino para dançar, cantar e imitar, quer no altar, quer nas ruas, com o objetivo de chamar a atenção do povo que desejava reconduzir à fé. Esse sacerdote capaz de transformar-se em palhaço em nome de sua dedicação à causa católica provavelmente não provocasse impacto humorístico em nossa geração, pois sua inspiração era a sociedade italiana medieval. Era a esta que se destinava seu trabalho. Daí buscar atraí-la pelo estilo em voga no teatro popular de época,a Commedia dell’arte. Buscava-se o impacto popular. Os Barnabitas (eclesiásticos regulares de São Paulo) apareceram em Milão carregando cruzes, com cordas em volta do pescoço, jejuando e dando mostras de santidade, em meio a emotivas pregações. Os eremitas franciscanos causaram impacto, graças ao traje e à simplicidade de vida. Descalços, vestidos com tecidos grosseiros, com um hábito, os homens dos capuzes (em iteliano l Cappuccini = os capuchinhos) obtinham grande popularidade, onde quer que pregassem.
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