terça-feira, 19 de abril de 2011

OS VALDENSES E ALBIGENSES & INQUISIÇÃO


VALDENSES
Na mesma época (fins do século Xll) que surgiram os albigenses (cátaros) no sul. Da França, apareceram os valdences, assim chamados por seguirem Pedro Valdo, um rico mercador de Lyon que renúncia aos seus bens e tornar-se pregador de penitência.  Os valdenses declaravam a Bíblia como única fonte de fé; denunciavam os vícios eclesiásticos e rejeitavam os sacramentos. Muitos voltaram à Igreja Católica, outros aderiram à Reforma Protestante e um número reduzido deles sobreviveram nos vales isolados do Piemonte.

Albigenses
Essa heresia teve grande destaque em Albi, no sul da França. Os cátaros (puros) rejeitavam a carne e as coisas materiais por julgá-las más. Foram durante reprimidos. Quando a cidade de Béziers (repleta de heréticos) foi atacada, Arnaldo Almarico foi indagado sobre o que fazer dos cidadãos; ele respondeu: “matai-os todas, Deus reconhecerá os seus.     

5 comentários:

  1. qwem estuda teologia perde seu tempo, un estudo programado para acreditar numa so coisa, vc estuda para lavar seu cerebro, eu sei muito mais coisas do qwwe esses teologos burros, a teologia puxa sardinha pra lata romana, bando de burro!!!

    ResponderExcluir
  2. texto qwe se refere a qwalqwer crença qwe naum seja a catolica como ''herege'' ja sei qwe eh corrompida, adulterada, qwalqwer coisa diferente da igreja romana eh herege para os teologos, vaum estudar algo qwe preste, estudar teologia eh o msm qwe estudar cartilha do hittler, vaum estudar algo util, economia, historia, filosofia, inves de estudar essa bosta teologica, estuda pra ficar burro falaseriu!!!

    ResponderExcluir
  3. ew eu sei qwe vaum me blokear desta pagina, pq duvido swe tem coragem para debater, vcs teologos tem coragem d debater com uma ''herege'' qwew mal terminou a faculdade de economia, aposto qwe dou um banho de historia em vcs, vcs so vaum citar coisas biblicas e de seus interesses, abram os olhos, cristianismo esta desmoronando, catolicismo esta prestes a se tornar uma religiao morta, e naum vai demorar muito, e o novo papa francisco esta rebolando feito puta na pole dance, mudando certos dogmas para naum continuar a perder fieis, os fieis tudo bando de burro tb, nunca estudaram, acredita na primeira feses qwe lhe ensinam para venerar cokmo deus

    ResponderExcluir
  4. ninguem???? ninguem tem coragem para um debate???

    ResponderExcluir
  5. A Perseguição aos Valdenses
    Porém, a paz no vale dos Valdenses foi interrompida em 1380 pelo Papa Clemente VII. Este enviou um monge inquisidor para tratar com os “hereges”. Nos treze anos seguintes mais de 230 pessoas morreram queimadas vivas. De 1400 em diante a perseguição aumentou, obrigando muitos a fugir para as montanhas onde morreram de frio e fome, especialmente mulheres e crianças. Esta perseguição estendeu-se por mais de cem anos.

    Assim como os albigenses os valdenses foram tenazmente perseguidos pela Igreja Católica. A Inquisição matou, queimou, afogou, esfolou, torturou e fez muito mais para destruir os valdenses. Só para o estudante ter uma idéia, o Papa João XXII (1316-1334), tendo um rendimento farto e regular dos impostos criados por ele mesmo, gastava 63% do tesouro papal para financiar a guerra contra os anabatistas e os muçulmanos. (O Papado na Idade Média, pg 140 e 143). O papado obrigou o povo a pagar impostos com o intuito de financiar guerras visando o extermínio dos anabatistas. Em todos os países era passada a chamada "rota romana" com os ad doc - que significa "a isto" - pressionando e atormentando o povo a pagar o tributo para o papa.

    No final do século XV os valdenses ainda estavam de pé. Suas forças estavam nos vales dos Alpes. Tinham uma escola prática em Milão e de ramificações em zonas distantes como a Calária e a Apúlia. Possuidores de um noviciado e de seminários independentes, os valdenses punham em campo uma grande quantidade de missionários itinerantes, os quais, conheciam de cor longas passagens dos evangelhos e das epístolas.

    ResponderExcluir