quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Teologia da libertação

proposta do assunto!
É apresentar de forma panorâmica (conceitos e historial de duas Teologias importantes par o contexto Latino Americano e Brasileiro.
*1) raízes epistemologia-filosófica do que é libertação.
*2) Síntese historica da Teologia da Libertação 
*3) Teologia da libertação explicada pelo labor Teológico de Leonardo Boff  
 
1º- No pensamento Grego em geral, a libertação por mais que fosse desejada não era alcançada devido à Tríplece corrente: destino,
                            natureza
                            e historia,
onde o homem permanece sujeito sem oportunidade ou chance de muda-lá.
2º-  Judaísmo e Cristianismo
Uma nova concepção de libertação, que tira a idéia de destino, é Centraliza em Deus, como o libertador da humanidade(em todos os sentidos).
3º-  Para Hegel, a libertação é obra do espírito absoluto ( iluminismo- modernidade), e este "espírito" é próprio do homem que não depende de recursos, ou seja, não existem "barreiras" ou perigo que o ameacem, pois, esta liberdade já está sendo manifesta no mundo de hoje e no continuar mover na história. Segundo o pensador, estev ato conseguir atuar na própria interioridade de ser, é conhecido também como "igreja visível", que é a representação do reino moral de Deus constituído pelos homens.
  Para Kierkegard, libertação é consciência ou "aquisição" da fé, que é obra de Deus e não do homem.
  Contraponto Kieerkegeerd, Nietzsche considera a libertação como obra central da filosofia.
  Para ele, o homem é escravo da lógica, da Metafísica, da moral e da religião.  E o homem só obterá a libertação (ou inocência), quando este demolir o  mundo dos valores construído pelos medíocres, revertendo os valores Tradicionais e estabelecendo oposto, como exemplo: moralidade por imoralidade, religião por ateísmo etc; que está reser4vado somente ao "super-homem"v vence-la.

*Libertação.
Vocação esta que é a nossa ação para a Salvação/libertação do próximo, que busca primeiramente a mudança do ser (do pecado à Justiça), e depois a mudança do mundo em que vivemos ( da situação de pecado à situação de Justiça).  Citando Comblin, ele diz o seguinte acerca dessa nossa vocação.
*Se a liberdade e agir, não é qualquer agir. A mensagem Cristã é muito clara; o que desperta o ser humano como pessoa, por conseguir, por exemplo, o pobre, o estrangeiro, o pecador, o escravo e sobre tudo à mulher para o homem e o homem para mulher.
O outro questiona obriga a fazer alguma coisa. ( Comblin 1998 pg 243)
 
* Síntese histórica da Teologia da Libertação.
-Historicamente a Teologia da Libertação é um movimento de cunho Teológica que desejou mostrar aos Cristãos, que a sua Fé deve ser vivida práxis Libertadora.
-Destaque para alguns inspira-dores dessa práxis.
*Bartolomeu de las Casas
*Antonio de mosteiros.
Suas manifestações se deu principalmente em países da America Latina, por volta dos anos 60/70, observando ambientes Políticos, culturais e Religiosos.  
 livros de para consulta.
 *O caminho da igreja com os oprimidos ed vozes, 1998 Petrópolis
*Ditadura na America Latina (década de 60 até o fim de 80) Brasil (1964-1985)
*como fazer teologia da libertação ed vozes 1998 autor Boff,Leonardo, Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário