sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SALVAÇÃO

O cristianismo acredita que a fé em jesus Cristo proporciona aos humanos a salvação e a vida eterna   (Ver João 3:16)
 Salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável.  O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritulal  faz referencia a Alma, pela qual se livra de uma ameaça eterna ( castigo eterno ou condição eterna ) que esperaria depois da morte.

 Na teologia, o estado da salvação se chama Soteriologia  e  é um conceito vitalmente importante em varias religiões.

*Alma - é um termo que deriva do Latim anima, refere-se ao principio que da movimento ao que é vivo, o que é     animado ou que faz mover.

*Religiosamente definida como ser independente da matéria o que sobrevive à morte do corpo, que se julga continuar viva após a morte do corpo, podendo o seu destino ser a beatitude celestial ou tormento eterno segundo este conceitoa morte é considerada como passagem da Alma para a vida eterna, no domínio espiritual.   A grande maioria das religiões, concorda em linhas gerais com esta definição.
O conceito de uma Alma imortal é muito antigo de fato, as suas raízes remontam ao principio da historia humana.
 * A alma para os antigos escritores gregos , aplica-se à PSY-KHé de varios modos e não eram-coerentes, seus pensamentos pessoais e religiosos influenciando seu uso do termo.
*2º- o lexico grego-ingles, define a alma como "o eu consiente" ou o ser "vivente" (humano ou animal).
* A alma para os antigos escritores Hbraicos.
Aplica-se à ( NÉ-FESH ), num sentido que exprime a idéia de um "ser que respira" e cuja vida é sustentada pelo sangue.
O termo em hebraico (NE-FESH, grego PSY-KHÉ é usado nas escrituras, mostra que a "Alma" é a pessoa, o animal ou vida que a pessoa ou o animal usufruí.
"NE-FESH- é a própria pessoa, sua necessidade de alimento ], a próprio sangue nas suas veias, seu ser"

NE_FESH- é o termo de muito maior extensão de nossa "Alma", significando vida êx 21:23; dt 19:21 e suas varias manifestações vitais:
Respiração- Gn 35:18; jó 41:13(21), sangue gn 9:4;dt12:23; Sl 140:8, desejo 2Sm 3: 21; Pr 23:2.
A alma no A.T. significa, não uma parte do homem, mas o homem inteiro - homem como ser vivente.
No N.T. significa, vida humana. Vida duma entidade individual, consciente, além do invólucro material, que é o corpo carnal. Mt 2: 20; 6:25; Lc 12:22-23; 14:26; Jo 10:11,15,17; 13:37.
no N. T. salvar a alma não significa salvar parte "espiritual" do homem, em contraste com o seu corpo, mas a pessoa inteira, com ênfase no fato de que a pessoa está viva, desejando, amando e querendo, etc.., em adição a ser concreta e física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário