quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Parte 3 Cristologia "A Pessoa de Cristo"

1º A doutrina de Cristo na história.
    A relação entre Antropologia e Cristologia.

Há uma relação muito estreita entre a doutrina do homem e a de Cristo.
A primeira trata do homem, criado à imagem de Deus e dotado de verdadeiro conhecimento, Justiça e santidade, nas que, pela voluntaria transgressão da lei de Deus, despojou da sua verdadeira humanidade e se transformou em pecador.
Ela mostra o homem como uma criatura de Deus altamente privilegiada, , trazendo ainda alguns traços da glória original, mas, todavia,uma criatura que perdeu os seus de nascimento, sua Verdadeira Liberdade e sua Justiça e Santidade Originais.
Significa que a doutrina dirige a atenção não apenas, nem primeiramente, à condição do homem como criatura, mas, sim, a sua pecaminosidade.
Salienta a distancia Ética que há entre Deus e o homem, distancia resultante da queda do homem e que, nem o homem nem os Anjos podem cobrir, e, como tal, é virtualmente um grito pelo socorro divino.

A Cristologia é uma parte a resposta a esse grito.
Ela nos põe a parte da obra objetiva de Deus em Cristo constituido uma Ponte sobre o Abismo e eliminando a distancia.
A doutrina nos mostra Deus vindo ao homem e para restabelecer o homem em sua bendita comunhão.

A Antroplogia já dirije a atenção à provisão da graça de Deus, para uma aliança de companheirismo com o homem que provê uma vida de Bem-Aventurada comunhão com Deus; mas a aliança só é eficiente em Cristo e por meio de Cristo.  E portanto a doutrina de Cristo como mediador da aliança deve vir necessariamente em seguida, Cristyo tipificando e prenunciado no Antigo Testamento como o redentor do homem, veio na plenitude do tempo, par tabernacular entre os homebs e levar a efeito uma reconciliação eterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário