sábado, 26 de fevereiro de 2011

PARTE 1 - SALVAÇÃO PREFIGURADA NO SACERDOCIO LEVITICO

*Sacerdote – do grego (mesite).
                         O hebraico da Bíblia desconhece por completo esse termo. Mediador aplica-se aquele que intervém  entre partes em litígio, quer   de pessoas jurídicas, como órgão de comunicação ou agente de reconciliação. O mediador é um intermediário entre duas partes separadas que desejam entrar em acordo.  Na historia das religiões, mediador é o mundo, entre Deus eo home, pelo qual este pode entrar em contato com a divindade. 
*No A. T,  apesar dos antropomorfismos, há uma verdade expressa.  È á transcendência de Deus, infinitamente superior ao homem e a todas as realidades cósmicas. Deus não pode ser alcançado pelos homens, mas ele desce aos homens, vencendo distancias insuperáveis.
*durante a época patriarcal.  A figura misteriosa de Melquisedeque, que abençoou Abraão, como Sacerdote do Deus altíssimo Gn 14 
*A escada vista por Jacó Gn
*Intercessores, que são mediadores humanos; são Abraão – Gn18:22; 20:11-18
*Todos os profetas – são mediadores entre Deus e o seu povo porque são interpretes  e pregadores da Palavra de Deus  ^WEx 4: 16; Is 5: 9
* Moises – Dt 18: 18 e 34: 10 o chamam de profeta, porque recebia a doutrina e os mandamentos de YAHWH, e os transmitia ao povo Êx 19: 3; Dt 5: 5, assim também o servo de YAHWH, é apresentado como mediador.
*O povo pede um mediador  Êx 20: 19
*Moises como mediador na rebeldia do povo no deserto Nm 14, um sentimento de responsabilidade  pessoal diante de Deus  1 Sm 2: 25.
*Os sacerdotes também foram considerados mediadores, orando e oferecendo sacrifício pelos pecedos ao povo e recordando-lhes as exigências divinas, abençoando-os em nome de Deus  Êx 28: 12; 29: 30; Lv caps. 8 e9, Nm 6: 22- 27; Dt 18:13-22.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário