sábado, 26 de fevereiro de 2011

PARTE 2 - SALVAÇÃO PREFIGURADA NO SACERDOCIO LEVITICO

*O mediador chegava até as mais dolorosas renuncia em favor de sua tarefa, Esse aspecto alcançou seu ponto culminante no Servo de   Yahweh, vitima do crime dos irmãos.
 No Novo Testamento:
*A palavra mediador aparece poucas vezes  Gl 3:19; 1Tm 2:5; Hb 8:6; 9:15; 12:24, e o verbo agir como mediador somente uma vez Hb 6:17, samente Gálatas 3:19 refere-se a Moises e os outros referem-se a Jesus Cristo.
O escritor de Hebreus , referindo-se a excelência  do ministério de Cristo, em contraste como ministérios  fracos, incompletos e limitados dos homens fez esta afirmação Hb 8: 6, mas uma coisa que esclarece definitivamente o assunto, e que é essencial para os leitores que estudam a palavra de Deus, está nesta declaração das escrituras  ( ler 1 Tm 2: 5), Essa declaração clara e positiva fecha definitivamente as portas aos impostores que pretendem ver multiplicado o numero de mediador.     
*Expiação – do hebraico “ YAM HAKKIPPÛRIM”, é o grande dia de expiação e penitencia geral em Israel  celebrado no décimo dia do sétimo mês ( ETANIM).
O dia da expiação foi estabelecido pelo próprio Deus, a fim  de que o Sumo Sacerdote oferecesse  sacrifícios de expiação, por todo quanto tivesse sido  usado ou estivesse a serviço do Senhor. Lv  16:32,33.
O fato da repetição desse ato pelo sacerdote, isto é, da repetição do dia da expiação, indica que a lei não fez nada perfeito, ao mesmo tempo que aponta a fraqueza e a inutilidade dos mandamentos, e a necessidade que alguém fizesse um sacrifício único e dafinitivamente pelo povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário