segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A PARTE 3 - SALVAÇÃO PREFIGURADA NO SACERDOCIO LEVITICO

 Somente neste dia, o sumo  sacerdote podia entrar na parte do templo chamado Santo dos santos e devia apresentar-se com roupas brancas, diferentes das demais roupas dos sacerdotes em geral.
 Neste dia ele não representava um simples oficiante de todos os dias, mas como o escolhido de YHWH, como que a apontar para aquele que estão perto de Deus, os quais possuem vestiduras brancas.  Sete dias antes da expiação, o sumo sacerdote deixava sua casa, e passava a residir em dependência do templo.  
Havia sempre um substituto designado para o caso de vir ele a tornar-se incapacitado para o desempenho de seus deveres em caso de morte.  
Era tão importante a cerimônia do dia da expiação, que o não se podia admitir que o sumo sacerdote errasse ou esquecesse qualquer ponto da execução. Havia um teste de memória e de demonstração real do que ia realizar no dia seguinte.  Após esta demonstração, este preparava tratamento perante os anciãos, de que não alteraria qualquer dispositivo dos ritos daquele dia.  Outra coisa que todos devem conhecer acerca do dia da expiação é que o sumo sacerdote não pode dormir durante a noite toda.  Afim de não ser apanhado pelo sono, passava a noite lendo e comendo as escrituras.
As ofertas dois bodes, um carneiro e um touro, eram colocados na entrada do santuário.  Tirava-se sorte sobre os dois bodes:  primeiro era para o senhor e o outro era o bode emissário.   Em seguida, o touro era imolado pelo sumo sacerdote como sacrifício pelos seus próprios pecados e pelos da sua casa.  O sumo sacerdote entrava no santuário e envolvia o propiciatório numa nuvem de incenso, para não ser aniquilado pela visão de Deus;  aspergia a arca e o propiciatório uma vez com sangue e depois mais sete vezes diante da arca e do propiciatório. Depois era a vez do sacrifício pelos pecados do povo.   Todos os sacrifícios e cerimoniais do Antigo Testamento eram sombras de um sacrifício perfeito, capaz de cobrir e perdoar todos os pecados,  Hb 5:7; 7: 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário