terça-feira, 14 de junho de 2011

Jeremias era Pesquisador, Historiador e Profeta


Jeremias era um a rapaz  muito humilde, filho de Hilquias, que trabalhava em Anatote uma cidade de sacerdotes, situada no território de Benjamin a menos de 5 km a nordeste do templo em Jerusalém ( Jr 1: 1; Js 21: 13,17.18).
Jeremias era pesquisador e historiador, além de profeta.
Jeremias foi um critico da conduta do povo e com os julgamentos que este sofreu, mediante uma visão de que Israel  era nação de Deus, vinculada a Ele por meio de um pacto e sujeita à sua lei, o que eles violavam claramente naqueles dias praticando a idolatria, desrespeitando  o descanso no dia de sábado e não libertando os escravos no ano do Jubileu.
As denúncias de Jeremias reivindicavam a atenção dos príncipes e do povo, para que fossem responsáveis pela lei, as quais violavam constantemente.
Suas criticas eram feitas em discursos acalorados em plena praça publica.
Seus principais alvos eram os Sacerdotes, profetas, governadores e todos aqueles que seguiam o legalismo do “proceder à popular”.
Jeremias 14: 1; 15: 4
O oráculo situa-se na época do rei Joaquim, quando a reforma religiosa do rei Josias havia falido e Judá voltou à decadência cultural e moral da época do ímpio Manassés (Jr 15:4).
Moises e Samuel intercederam pelo povo em situação difíceis do passado (15: 1)
No presente duas desgraça atinge o povo:
Uma a seca devastadora ( Jr 14: 2-6)
E diversos ataques do inimigo ( Jr 14: 17,18)
O povo ergue suplicas a Javé ( Jr 14: 13-16)
A resposta de Javé é negativa ( Jr 14: 10)
O povo abandonou o projeto de Javé e está disposta a uma conversão sincera; por isso terá que sofrer as conseqüências desta escolha.
Jeremias 14:7-12
O povo clamou à Deus, pedindo chuva, mas o senhor não respondeu suas orações como testemunho do juízo inevitável que o povo enfrentaria por causa do seu pecado.
Jeremias 14:14
O povo de deus deve saber que certos profetas do seu meio podem profetizar mentiras. E afirmar falsamente que receberam visões da parte do Senhor.  Por isso todos os profetas devem ser provados segundo as normas Bíblicas ( 1 Cor 14: 29).


historias-da-biblia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário