sexta-feira, 10 de junho de 2011

Estudo sobre à chamada de Jeremias parte 1


Jeremias filho de sacerdote, nasceu provavelmente no meado do século Vll, a. C. mas ou menos, por volta dos anos 650 e 645, oriundo da aldeia de Anatote mais de 6 Km ao nordeste de Jerusalém na terra de Benjamim, Jr 1.1, seu pai era sacerdote Hilquias em Anatote.
Seu ministério profético foi dirigido ao reino do sul, durante os últimos 41 anos de sua história (626- 586 a.C).
Ele viveu para ser testemunha das invasões Babilônocas em Judá, que resultaram na destruição de Jerusalém e do templo.
O Senhor o chamou para o seu serviço; por volta de 626, o décimo terceiro do reinado de Josias (1. 2).
Pouco mais tarde um século, depois da época em que viveu e exerceu o seu ministério o profeta Isaias ( ver Is 1. 2).
Jeremias iniciou o seu ministério no tempo do rei Josias e continuou desenvolvendo a sua atividade profética durante o tempo dos últimos reis de Judá.
Jeocaz (também chamado de Salum), 3 meses
Jeoaquim (ou Eliaquim), 11 anos
Joaquim ( também chamado de Jeconias) 3 meses de ouro
Zedequias (ou Matatias), 11 anos.
Nos seus longos 18 anos Josias, aproveitou algumas circunstancias favoráveis, começou a desenvolver uma política de nação independente e começou a promover uma Reforma Religiosa que deu ao seu reinado um destaque especial ( 2 Rs 22.1; 23. 27; 2Cr 34.1; 35,. 19).
O processo da Reforma foi interrompido no ano 6098 a.C, quando 0 rei Josias, aos seus 39 anos, caiu ferido mortalmente em Megido, na batalha contra o exercito Farao-neco (2 Rs 23. 28-30; 2 Cr 35. 20-27).
Apesar de Jeremias apoiar o rei Josias no seu movimento de Reforma, não demorou em perceber, no entanto, que as mudanças não estavam resultando numa verdadeira transformação de sentimento no povo.
Jeremias advertiu que, a não ser que houvesse verdadeiro arrependimento em escala nacional, a condenação e a destruição viriam de repente.
Entre os séculos X e Vll a.C, os Assirios, consegui ampliar os seus limites, a conquista da Mesopotâmia, na Assiria e Asia Menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário