sexta-feira, 17 de junho de 2011

História da Religião de Israel


Ponto de partida comum é a palavra : IAHWEH em si mesma ou a sua explicação em (Ex 3:14),que pode ser explicado como “aquele que cai (ou desce)”, com base em que IHWH era,originalmente, um Deus do relâmpago, da tormenta e da tempestade; mais recentemente, têm sido proposta as seguintes interpretações: “Oh! Ele “ ( Ya- huw), como uma explicação cultural; “Aquele que cria” ( hiphil do verbo hayâ), como um termo para Deus criador; “Preservador”; “Eu amarei intensamente a quem amo”. 
A ênfase é sobre a realidade de Deus, sua presença imutável, sua atualidade e existencialidade, a plenitude interminável de seu ser, sobre o Ser; “Ser” no sentido de “ser existencial ativo”; “Ele é”; “Eu sou o que sou”, “Ele é, ele prova por si mesmo que é”, como um nome de graças.
Segundo a única explicação israelita, que se encontra em (Ex 3:14), o nome significa que esse Deus é alguém a quem o termo hayâ pode ser perfeitamente atribuído. Visto que este verbo no hebraico se refere não meramente a uma existência estática, mas uma presença dinâmica e eficaz, o nome atribui a IHWH, como é, expressa por seu “nome”, é uma união de ser, tornar-se e agir, isto é, uma existência eficaz que está sempre em devir e, contudo permanente idêntica a si próprio.
Visto que não representa nem um substantivo nem um particípio, nem uma forma do hiphil causa desse verbo, sendo, em vez disso, uma do qal arcaico, significa “Ele é, no sentido de uma existência ativa e eficaz.
Ao contrario do que acontecia com a maioria da divindade do antigo Oriente Medio, IHWH existe sozinho. Como os deuses dos patriarcas, IHWH não está limitado a um lugar de residência.
Quando se fala, no antigo período, acerca da sua habitação, trata-se dos céus, do qual ele desce para aparecer na montanha de Deus, acompanhar aquele que o adoram durante as suas andanças ou realizar seus feitos no território habitado, no mar ou na estepe.
IHWH não tolera outros deuses entre o povo entre o povo que se uniu a ele. Ele exige adoradores exclusivos. Ele justificado nessa prerrogativa, porque acompanha o grupo de Moises em sua jornada e porque é mais poderoso que os outros deuses, como foram demonstrados no Êxodo. As outras nações podem ter outros deuses, mas IHWH supera a todos, e o grupo de Moises deve adorar somente a Ele. Além disso, IHWH é conhecido como possuindo traços humanos, como amor, ódio, alegria e tristeza, perdão e vingança. Isso foi importante para os israelitas não sofisticados, que precisava de imagens concretas. Por isso, Deus entendia seus sentimentos e ações humanas ou totalmente humanas, porque seu deus mesmo podia amar e odiar.  Contudo, ao contrario dos deuses homéricos, IHWH não incorporava nenhuma fraqueza ou defeito humanos. Ele é impetuoso e colérico, caracterizado freqüentemente não por seu governo  sereno e secreto, mas pela violência furiosa de sua intervenção.    


crfernandes.blogspot.com
adrenaline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário