quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ESTUDO SOBRE SAMUEL  2ª PARTE


o EXERCÍCIO DE SEU  TRÍPLICE MINISTÉRIO (1º SAMUEL 4: 7 )
Impressionantemente a capacidade de ação e de liderança deste homem   Estamos fazendo a transmição do período do juizado para o de reinado em Israel.  Mesmo depois de ter entregue o comando ao rei que o Senhor lhe designara, ele vai continuar cumprindo o seu duplo ministério de juiz e sacerdote, deixando com muita humildade e submissão para Saul, o terceiro ministério do comando dos homens de Israel para a guerra.   Sua presença como sacerdote se evidencia logo no início de seu ministério.  De Dã a Berseba, regiões norte e sul , e extremidades das de Israel, todos sabiam que ele estava confirmado como profeta do Senhor (3: 20).
A palavra do Senhor que "era muito escassa" naqueles tempos (3: 1), chegava, agora, a todos o Israel  por meio da palavra de Samuel (4: 1). Sua presença marcante começou ser exercida ai.
Como juiz, ele, também, vai se fazer muito significativo. Ele vai voltar a dar ao povo de Deus, fracionado em tribos que se espalhavam por toda a terra de canaã, a visão de unidade racial que começa a se perder desde que ocuparam a terra 300 anos atrás e foi, cada tribo o seu espaço designado por Josué.
Além de julgar a Israel em Ramá, onde estava a sua casa, a primeira casa de profetas do mundo, por certo, ele,também, viajava por toda terra prometida, pois "de ano em ano, rodeava por Betel, Gigal e Mizpa, julgando a Israel em todos esses lugares" (7: 16).
A sua grande participação como rei está contada nos episódios da derrota vergonhosa do povo de Deus diante dos Filisteus (4: 1-4); na ultrajante tomada da arca do concerto pelo pecado cometido por Hofni e Finéias, que são mortos (4: 5-11); na morte de repente de Eli, pela vergonha de que tomava conhecimento(4: 12-18); na expressão de tremenda profundidade de uma de suas noras quando, em frente de tudo acontecido, exclama antes de morrer também: "Icabô, De Israel se foi á gloria"

Nenhum comentário:

Postar um comentário