quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Estudo sobre Samuel 1ª parte


Uma vida que mostrou para que veio  (1 Sm 1: 3 )

Logo no início de sua vida, vamos verificar que a oração e o desejo dos seus pais se confirmaram.  Quando o entregaram dizendo a Eli que

" por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz.  Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias quer viver, ao Senhor  está entregue"

... mal sabiam Ana e Eucana o quanto de contribuição estavam dando ao reino de Deus pela oferta que faziam da vida de um menino que iria se transformar num dos gigantes do povo de deus.
 
     Ele mostrou, desde cedo, para que veio.  Menino ainda já ministrava ao Senhor, enquanto os filhos de Eli se desregravam.  O crescimento infantil e juvenil tem uma descrição muito semelhante ao de Jesus Cristo mais tarde:  "E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor como também diante dos homens".

  Finalmente, ainda jovem, quase um menino, vai ser chamado, especialmente, por Deus para uma maior a cumprir.  Na sua ingenuidade, não entendeu logo que o Senhor o chamava, mas pela instrumentalidade de Eli, vai atender o chamada do Senhor e se transformar, então, no líder do povo de Deus que desempenharia, tal como Cristo, um tríplice ministério para o povo do Senhor.  Enquanto Cristo ensinava, pregava e curava, Samuel vai julgar como juiz, profetizar e adorar como profeta-sacerdote e vai levar o povo à vitória como rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário