quinta-feira, 11 de agosto de 2011

costumes das familias tribais

Efraim – monte de  Js 17: 15; 19: 50; 20: 7
Também se diz região de Efraim. 
Deu-se este monte à cordilheira que se estende de Norte a Sul pelas terras de Efraim.  Era fértil o solo tanto das rampas orientais como ocidentais.
Eucana – Possessão de Deus
Pai se Samuel ( 1º Samuel 1:. 1 a 23; 1º Crônicas 6: 27 , 34)
Ele viveu no tempo de Eli
Época de idolatria apesar de Eli ser fiel como sacerdote, ele deixou de honrar a Deus  por não disciplinar os seus filhos.
AnaGraça, compaixão
Nesta época era comum o homem ter duas esposas 1º Samuel 12.
O Talmude estabelecerá o numero de 4  esposas para cada um homem comum, e de 18 para o rei.
Na realidade, somente os príncipes podiam se permitir o luxo de um Harém.
As vezes, o interesse é o que leva à procura de uma segunda mulher, pois assim obtém-se uma criada; contudo, com mais frequência há o desejo de ter numerosos filhos, principalmente quando a primeira mulher é estéril ou teve somente filhos.
A isto acrescenta – se que a mulher orientais, que se casa muito jovem, perde logo seu vigor. 
A presença de várias esposas não contribuía para  a paz no lar.
A mulher estéril era menosprezada por sua companheira; assim, por  exemplo, Ana por Penina 1º Samuel 1: 6, mesmo sendo escrava, e Sara por Hagar Genesis 16: 4,5.
Por outro lado, a mulher estéril tinha ciúmes da esposa fecunda, como no caso de Raquel e Lia Gênesis 30: 1.
A esses motivos de inimizade acrescentavam-se as preferencias do marido por ua delas Genesis 29: 30,31; 1º Samuel 1: 5; A lei de Duteronômio 21: 15-17 teve de intervir para que os filhos da mulher menos amada não fossem despossados em favor dos filhos da esposa preferida.
Chamadas “rivais” as mulheres de um mesmo homem 1 Samuel 1: 6.

Tradição famíliar no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, A relação do sujeito dentro de seu grupo social correspondia à estruturas social que o cercava.

A Família no Antigo Testamento:
 História e Sociologia  
A)     O primeiro dele , Bayit  ‘ab , representava o núcleo familiar básico, ou as pessoas de uma mesma casa.  Gn 24: 38-40; 28: 21; 41: 51; 46: 31
B)     O segundo formado pelo clã ou  Mishpahá , é a unidade familiar mais ampla liderada pelos mais velhos ou “anciãos”.  Os anciãos , do hb. Zãqem, faziam parte de uma categoria social entre os hebreus, conhecidos pelos sábios conselhos, prudência, vivência e capacidade para julgar situações embaraçadas.
C)     E por ultimo a tribo, hb Matteh, correspondia ao conjunto de clãs  1º Samuel 18: 8

Durkheim classifica esse modelo social como solidariedade mecânica.
Nesta, os indivíduos possuem sua identidade por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes da tribo.
Todos reconhecem a vivem os mesmos valores de acordo com a terdição ancestral, do qual a coletividade procede.  Uma “família-tronco” perpetua-se em torno do chefe da família pela instituição de um “herdeiro associado”. Os indivíduos nesse modelo social vivem sob a coerção dos fatos sociais, ou das normas coletivas que obrigam o sujeito conforme o costume e tradição local.